Pesquisar este blog
quarta-feira, 7 de março de 2012
Pôster - Projeto Blog como recurso didático pedagógico
Este projeto surgiu com a finalidade de se criar e utilizar um blog para cada professor do Ensino Fundamental, com intuito de realizar uma interdisciplinaridade digital. Veja o pôster
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Registro Digital - Projeto a Utilização de Blog como Recurso Didático-Pedagógico
O referido projeto teve como tema: A utilização de blog como recurso didático-pedagógico. O púbilco alvo composto por Professores do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Haroldo Veloso e teve como objetivos oportunizar aos rofessores a criação de blog, uma vez que é uma ferramenta com potencial extraordinário para reinventar seus trabalhos em sala de aula, enriquecendo a proposta pedagógica, conhecer e utilizar o Blog na educação, como recurso didático-pedagógico, podendo os educadores, construir redes sociais e redes de saberes e propiciar aos professores, condições de organização de conteúdos e comentários, ampliando as possibilidades de complementar suas aulas de forma inovadora e dinâmica, permitindo estabelecer a interação entre professores e diferentes tecnologias, através de seus blogs.
A metodologia utilizada foi a seguinte:
1º Momento: Criação de e-mail no gmail para os professores que ainda não possuem.
2º Momento: Criação de blog para cada professor de 1º ao 5º ano, como um acervo virtual para serem postados e pesquisados textos, projetos, jogos educativos, links com conteúdos que venham somar as atividades trabalhadas em sala de aula.
3º Momento: Implementação do blog: ensinar a postar textos,vídeos,imagens, inserir links,inserir enquetes,etc.
4º Momento: Implementação do blog: os professores utilizarão seus blogs para socializar informações referentes ao conteúdo programático de cada série/ano em que trabalham.
Os recursos utilizados foram o computador e internet.
A turma na qual foi aplicado o referido projeto era composta por professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Haroldo Veloso, onde foram necessário dois dias para realização do projeto. Contamos com a participação de 12 professores que mostraram-se bastante interessados em conhecer e aprender a usar a ferramenta blog como recurso didático-pedagógico.
Percebeu-se que alguns professores ainda tem dificuldades em utilizar o computador. Não sabem usar as ferramentas disponíveis nesse recurso. E isso dificultou um pouco o desenvolvimento do projeto. Foi necessário uma orientação superficial sobre as ferramentas para depois aplicar a atividade.
Os professores participantes criaram seus bolgs e começaram a utilizá-los com postagens de pesquisas, e links de jogos educativos que serão posteriormente usados em suas aulas.
Assinar:
Postagens (Atom)